Principal

[SIMPÓSIO] I Movimento de Educação Transformadora de 24/06/2022 a 24/06/2022

O Movimento de Educação Transformadora do IFPA Campus Belém - MOVET foi idealizado com o objetivo de promover um espaço leve e descolado de processos avaliativos para que a comunidade acadêmica do IFPA Campus Belém, com o objetivo de socializar experiências exitosas considerando a concepção de quem viveu essa história de educação transformadora. Na prática, é um momento de visibilidade aos protagonistas e dos resultados alcançados nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e inovação. Em síntese: um esforço na direção de criar sinergia coletiva e sentido de pertencimento de Ser do IFPA Campus Belém. Entretanto, pode participar do evento interessados de todos os campi.

Imaginem aquela aula que a gente nunca esquece! Todos temos né verdade?! aquele projeto que alcançamos resultados significativos; aquele(a) professor (a) que mudou sua vida; aquele trabalho em equipe que deixou vocês desesperados, mas foi mágico ao final; aquela estratégia aluno-professor que te fez ingressar na Universidade; aquela habilidade que adquiriu foi decisiva para seu ingresso no mercado de trabalho; o curso que ministrou ou participou que transformou sua vida. São infinitas possibilidades...conte-nos considerando sua própria forma de olhar e descrever sua experiência de educação transformadora.

O MOVET é isso! Visibilidade às iniciativas de educação transformadora pautadas na integração e conexão com a sociedade e transformação de vidas. Todos os interessados podem participar (docentes, discentes, egressos, servidores técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados do IFPA), de forma que possam compartilhar suas experiências de sucesso. O evento contemplará também a socialização dos projetos que estão sendo desenvolvidos na âmbito dos Projetos Integradores, dentre outros. Todos as propostas submetidas serão aceitas para apresentação. Serão agentes motivadores do movimento de educação transformadora.


Integração com o STEAM TechCamp Brasil 2022

O Programa STEAM TechCamp Brasil 2022, é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). 

O Programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

No contexto do IFPA Campus Belém, já estão sendo desenvolvidas ações vinculadas ao programa STEAM TechCamp Brasil 2022, sob coordenação do Prof. Dr. Haroldo Bentes e conta com a parceria do Centro Cultural Brasil - Estados Unidos (CCBEU). Nesse sentido, o programa STEAM TechCamp Brasil e o Movimento de Educação Transformadora (MOVET) se unem e de forma integrada, promovem diferentes movimentos de transformações pela educação.

Participem desse movimento de integração do IFPA Campus Belém. Sua iniciativa pode ser destaque nacional e internacional por meio do STEAM TechCamp Brasil 2022.

//// =============== PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA  ==============////
 

1.1 Manh㠖 atividades de abertura| Local: https://youtu.be/hvhoHRe0lPg

8:00 a 9:00 Mesa de abertura - Abertura do evento, com a equipe de diretores do IFPA Campus Belém.

9:00 a 10:00 Palestras de abertura: Temáticas abaixo, ancoradas na educação transformadora.

Palestrantes: 

Pró-reitor de extensão, Prof. Fabrício Medeiros Alho - A Educação como Território de Transformações. 

Profa. Helena do Socorro Campos da Rocha - Práticas Pedagógicas Afrofuturistas na Formação de Professores.

Prof. Haroldo de Vasconcelos Bentes (mediador) - O poder da capilaridade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação no IFPA Campus Belém. 

Funcionamento: Cada palestrante terá 10 minutos de exposição, em seguida 30 minutos de diálogo sob mediação do prof. Haroldo Bentes.


1.2 Manhã/Tarde – Sessões de apresentações orais | Local: Nos links disponíveis no quadro de distribuição dos trabalhos.

10:00 a 11:30 Sessões de apresentações dos trabalhos (conforme o cronograma)

11:30 a 14:30 Intervalo para almoço

14:30 a 16:45 Sessões de apresentações dos trabalhos (conforme o cronograma)

Os interessados em assistir as apresentações, basta escolher o movimento de seu interesse e clicar no link de transmissão.

Os apresentadores de trabalhos receberão link exclusivo, direto pelo SigEventos para ingressar na sala de apresentação (exclusivo para apresentadores/as de trabalhos e membros do comitê científico).

 

1.3 Tarde/noite – Atividades de encerramento - Hall do auditório central

17:30 a 20:00 Apresentação cultural – Hall do auditório central – espaço cultural Chico Mendes

Atração musical – Lorena Monteiro

Apresentação de dança;

Coffe break aos participantes dos trabalhos.

================================================================

Assistam toda a programação nos links de transmissão do evento.

8:00 – 10:00 Atividades de abertura| Link: https://youtu.be/hvhoHRe0lPg


10:00 – 11:30 Sessões de apresentações orais

Movimento Científico: | Link: https://youtu.be/s1ysvjqUYpc

Movimento de Práticas Pedagógicas: | Link: https://youtu.be/GLP32zRygLY

Movimento Extensionista: | Link: https://youtu.be/2IT9Zf3J5tI

Movimento Steam Techcamp Brasil: | Link: https://youtu.be/PLlevyUmmd0

 

14:30 – 16:45 Sessões de apresentações orais

Movimento Científico: | Link: https://youtu.be/wY2lfcWNwos

Movimento de Práticas Pedagógicas: | Link:  https://youtu.be/Qx3DNm195qs

Movimento Extensionista: | Link: https://youtu.be/JJ7ZdXOuBCU

Movimento Steam Techcamp Brasil: | Link: https://youtu.be/g7H3_OVUzMU

Os links acima estão disponíveis no arquivo da programação abaixo:

Confiram a distribuição de todos os trabalhos: Clique aqui!  



  • Evento Principal
  • Evento Associado