Inscrição/submissão

ORIENTAÇÃO PARA ACESSO AO SIGEVENTOS

O processo de submissão pode ser realizado pela comunidade interna da IFPA (Técnico, aluno ou docente) e externa. Os usuários internos devem acessar o SigEventos com as mesmas credenciais que utilizam para acesso aos demais sistemas do IFPA. 

Se for usuário externo, é necessário realizar o cadastro previamente no SigEventos, no link disponível para usuários externos ao IFPA. Após a finalização do cadastro com a geração da senha de acesso, entrar no sistema na opção “sem vínculo”.


ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

Os interessados devem realizar a inscrição no I Movimento de Educação Transformadora, do IFPA Campus Belém, precisam estar atentos às orientações a seguir.

Fluxo para realizar a inscrição: Fazer o login no SigEventos> clica em Inscrições e Submissões>no menu inscrições clique em Realizar nova inscrição>visualizar o evento aberto>clicar na seta verde à direita> escolher a categoria “Ouvinte” e clicar em Inscrever-se!

 

ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

Os interessados em submeter trabalhos ao I Movimento de Educação Transformadora, deverão seguir o fluxo abaixo:

Fluxo para realizar submissões: Fazer o login no SigEventos> clica em Inscrições e Submissões>no menu Submissões de Trabalho, clique em Realizar nova submissão>visualizar o evento aberto>clicar na seta verde à direita> Inserir o Título do Trabalho> Inserir informações/texto do resumo (pode escrever apenas o objetivo do trabalho)>Na Área do Trabalho: Clicar no movimento ao qual deseja submeter.


CRONOGRAMA

Período de inscrições como ouvinte/participante: 18/03/22 a 23/06/2022

Período de submissões de trabalhos: 21/03/22 a 16/06/2022

Data da divulgação dos locais de apresentação dos trabalhos: 20/06/2021

Dia do evento: 24/06/2021 (nos três turnos).

Data de liberação dos certificados: 30/06/2021

Obs: o sistema não permite inscrição no dia do evento. Não deixem para a última hora.


CERTIFICADOS 

Para ter direito ao certificado como ouvinte é necessário comparecer ao evento e realizar o credenciamento.

Os participantes de trabalho precisam realizar a apresentação, por pelo menos 01 dos autores/coautores.

A emissão dos certificados é realizada pelo próprio participante, diretamente do SigEventos. Na área do participante, clique em "minhas inscrições" ou "minhas submissões" que aparecerá a lista de eventos que está vinculado(a). Clique em opções e ícone "lacinho vermelho" para baixar o certificado.

Emissão gratuita!


RESPONSÁVEL PELA SUBMISSÃO DO TRABALHO - apenas 01

Escolher o tipo de vínculo com o IFPA> Tipo de participação> autor(a), coautor(a) e orientador(a)> se for discente do IFPA ou servidor(a), digitar o nº de matrícula>adicionar o responsável.

Se o responsável pela submissão for usuário externo ao IFPA precisa informar o e-mail, cpf, nome completo e instituição de vínculo > adicionar participante.


>>Podem participar das submissões de trabalhos: discentes, egressos, docentes, servidores técnico-administrativos e servidores e trabalhadores terceirizados do IFPA.


PARTICIPANTES DA SUBMISSÃO (todos os integrantes)

Escolher o tipo de vínculo com o IFPA> Tipo de participação> autor(a), coautor(a) e orientador(a)> se for discente do IFPA ou servidor(a), digitar o nº de matrícula>adicionar o participante.

Se o participante da submissão for usuário externo ao IFPA precisa informar o e-mail, cpf, nome completo e instituição de vínculo > adicionar participante.

Após avançar na etapa de inserção dos participantes ocorre a fase final para “anexar” o arquivo (docx) e clicar em submeter. 

  • Informações adicionais aos participantes

Os participantes de um trabalho poderão integrar até três submissões a movimentos diferentes, com o máximo de 08 integrantes por submissão, na categoria de autor(a), coautor (a) e/ou orientador (a).

Em caso de submissão que tenha discentes e professor/a na equipe, este (a) assumirá a categoria de orientador (a), em especial, quando se tratar de resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão; e outros programas institucionais.

É importante que todas as submissões realizadas por docentes contenham alunos na equipe;

Só terá direito ao certificado de apresentação a equipe que obtiver 100% de frequência no dia do evento. Caso um(a) integrante da equipe não consiga estar em todos os turnos é necessário comunicar à coordenação da sessão. Há a possibilidade de apresentação por apenas um dos membros da equipe.


CONFIGURAÇÃO DO RESUMO


Imagem do evento
:  centralizado, em forma de cabeçalho, somente na primeira página.

Título do resumo: Usar fonte Times New Roman, tamanho 17, centralizado e utilizar maiúscula apenas na primeira letra da sentença.

Autores: Usar fonte Times New Roman, tamanho 13, centralizado (conforme template)

Palavras-Chave: apenas 3 palavras alinhadas à esquerda. Usar fonte Times New Roman Resumo, tamanho 10.

Páginas: 3cm margem superior e esquerda, 2cm margem inferior e direita. Fonte: Times New Roman, 12. Espaçamento: simples entre linhas e entre os parágrafos. Alinhamento: justificado, com recuo da primeira linha dos parágrafos em 1,25 cm. 

Número de páginas: mínimo de 4 e máximo de 6, incluindo as referências.

Estrutura do resumo Introdução, Material e Métodos, Resultados e discussão, Conclusão e Referências. Os subtítulos devem ser numerados sequencialmente em algarismo arábico, em caixa alta, negrito e fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento dos tópicos 12 pontos antes e 12 pontos depois.

MODELO DE RESUMO E BANNER

Documentos disponíveis no menu "documentos".

APRESENTAÇÃO - BANNER

Cada pôster deverá ser exposto nos horários previstos para os três turnos, em local determinado pela organização. Pode ser apresentado por qualquer um dos participantes da submissão.

APRESENTAÇÃO  DE ARTE E CULTURA

Os proponentes de trabalhos nesse movimento não precisam confeccionar o banner para apresentação. Escolherão o escopo mais apropriado para socialização. Entretanto, precisam se comunicar de forma antecipada com a coordenação do movimento de arte e cultura para validação do formato.

FORMATOS ADICIONAIS DE EXPOSIÇÃO/SOCIALIZAÇÃO

É possível outros formatos de apresentação de trabalhos, em especial, os trabalhos do movimento de saberes e sabores e movimento tecnológico. Entretanto, precisam se comunicar de forma antecipada com a coordenação do movimento ao qual submeteu para validação do formato.